Expressões da Maturidade Cristã

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tg 1:19,20

Somos constantemente provados ou tentados em alguma área da nossa vida. Seja em casa, na rua, trabalho, igreja, entre amigos… Temos alguns inimigos: desejos carnais, inclinação ao pecado, o mundo com suas atrações e o diabo que nos tenta para satisfazermos os desejos da carne e ceder às atrações do mundo.

Rm 8:19 diz que há uma grande expectativa da criação pela revelação dos filhos (maduros) de Deus. Há uma ansiedade de tudo que está ao nosso redor para que os filhos (as) de Deus se manifestem, se apresentem com uma mensagem de salvação, alivio e amor. Há um clamor nas pessoas! Querem ver uma nova maneira de pensar, falar e agir.

O mundo anseia ver os filhos de Deus agindo com um estilo de vida totalmente diferente do que tem sido visto até agora. Esse estilo de vida é o que chamo de Expressões da Maturidade Cristã.

Quero abordar quatro maneiras de agir que expressam essa maturidade:

1- Controle das palavras.
Pessoas maduras, como diz minha mãe, “não falam pelos cotovelos!” Sabem a hora de falar, ouvem primeiro, depois falam e demoram a ficar com raiva.
Quantas vezes sofremos porque falamos precipitadamente, na hora errada, lugar errado e da forma errada. O “maduro” sabe usar bem suas palavras.

2 – Vence as tentações.
Jesus, em Mt 4, ao ser tentado pelo diabo, não se deixou vencer pela fome. O diabo até usou a palavra de Deus, mas de forma errada! Jesus não “vendeu” Sua fidelidade a Deus para obter algum benefício. O “maduro” sabe que o diabo veio somente para matar, roubar e destruir. (Jo 10:10)

3 – Não é precipitado nos seus atos.
Pela urgência de uma situação, pela nossa ansiedade e descontrole de temperamento, por vezes tomamos decisões que mais tarde trarão sofrimentos, angustias e a colheita de frutos amargos. O “maduro” sabe se controlar, orar e buscar a vontade de Deus antes de decidir.

4 – Tem temor do Senhor.
Pelo temor do Senhor os homens evitam o mal (Pv 16:6). O temor do Senhor produz sabedoria e nos protege da desobediência a Deus.

O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida. (Pv 22:4)
Temer a Deus é honrá-Lo, respeitá-Lo. O “maduro” teme a Deus porque O ama mais que tudo e todos.
Vamos crescer n’Ele, orando, estudando Sua palavra e preferindo fazer Sua vontade.

Deus abençoe e guarde.
Kelson e Jardene Dib, Prs

Categorias: MensagensTags: , ,

Os comentários estão fechados.