500 anos da Reforma Protestante

31 de outubro (1517 – 2017)

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. Pelo que não temeremos ainda que a terra mude e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Sl 46: 1-3

Este foi o Salmo que inspirou Martinho Lutero a compor o clássico hino “ Castelo Forte” (1529).

Quando, em 31 de outubro de 1517, o monge Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, na Alemanha, dando início ao movimento que viria a ser conhecido como “Reforma Protestante” ele não fazia ideia de onde tudo aquilo chegaria. Obviamente não imaginava que aquele ato, de alguma maneira, seria a causa da formação da espiritualidade ocidental.

Por esse e outros atos desafiadores que confrontavam as práticas abusivas da igreja de então, sofreria muitas perseguições.

Muitos cristãos “protestantes” foram alvo de martírio durante séculos. Porém, a firmeza de suas convicções perpetuou a proclamação da Palavra de Deus. Atualmente, para a maioria dos cristãos ocidentais, viver sob a orientação de princípios bíblicos não representa mais risco de morte. No entanto, a pressão dos valores seculares e da cultura liberal ameaçam as convicções e práticas da Igreja, tentando-a a se distanciar completamente do Evangelho de Cristo.

Em decorrência do profundo compromisso dos homens e mulheres que se dispuseram a proclamar a verdade de Deus no passado, nós, cristãos do Século 21, pudemos receber a mensagem do amor gracioso do Pai que nos salva unicamente pela fé no sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo, conforme revelado em Sua Palavra.

Celebremos a Reforma Protestante da melhor forma: Vivendo seus princípios e dispondo-nos a pagar o preço de honrar a Deus em tudo o que fizermos.

A Ele seja toda honra, toda glória e todo louvor.

(Textos extraídos do livrete 500 anos da Reforma Protestante – Ministério Pão Diário, que usaremos durante este mês em nossas devocionais)

Categorias: Mensagens